Doar faz bem para o coração

Seja um médico voluntário

Voluntariado médico: por que ainda não ?

“Atuar como médico voluntário requer tempo, esse é meu problema. Um dia quem sabe”. Quantas vezes ouvimos ou pronunciamos discursos parecidos sobre as justificativas que “impedem” o profissional médico de se envolver ou se dedicar à prática do voluntariado em algum período regular de sua rotina diária, semanal, mensal ou anual. As atividades se atropelam, os horários competem entre si, as contas precisam ser pagas, e a agenda lotada sufoca qualquer permissão para alguma doação gratuita por parte do médico. Sim, doação.                                                    

Em nossa sociedade contemporânea amplamente heterogênea, somos também responsáveis por fazer a diferença e transformá-la, mesmo no cenário local em que vivemos ou no mesmo no mundo afora onde tantos sofrem. Sempre há alguém precisando do seu olhar com maior compaixão. Independente das motivações ou religiões, ser voluntário médico requer unicamente sua vontade de doar suas mãos para contribuir para mudanças para aquelas pessoas. Deve-se estar disponível não somente em relação a tempo, mas principalmente com atitudes e pró-atividades. Desde um simples componente do grupo de trabalho até organizador de ações efetivas, sim, há espaço para você. Basta você querer realmente.                       E tal atividade surpreendentemente gera maiores benefícios em quem pratica do que em quem recebe, isso é fato. Em várias ocasiões em que a ajuda humanitária voluntária só configura como pontual para pacientes, os médicos levam as histórias e sentimentos por toda a vida. É comprovada a ativação do sistema mesolímbico de recompensa com liberação de ocitocina e vasopressina com diversos efeitos positivos. Os testemunhos daqueles que já praticam o voluntariado discorrem sobre inúmeros retornos positivos para suas próprias caminhadas. Exemplos de retornos descritos por voluntários incluem: bem-estar pessoal pelo agradecimento, vivência de maiores sofrimentos ou necessidade em outros como autorreflexão, estabilização e melhora significativa do humor dentre os efeitos para a saúde mental, ação e reação imediata, consciência de missão, significado e de pertencimento na sociedade, criação de novos laços profissionais e socioafetivos, otimismo, aprimoramento profissional, melhora da saúde física, redução do estresse, divulgação do seu nome, maior respeito à diversidade, experiências emocionais particulares, cenários novos em sua rotina, satisfação pessoal e outros mais.

Seja um Médico voluntário da ONG DIVINA CARIDADE, pois estamos de portas abertas para te receber, e sempre há espaço para novos grupos ou tipos de trabalho. Desde a disponibilidade do seu consultório/clínica até um trabalho de campo em atendimentos em prol de quem precisa e não tem recursos para remunerar o atendimento. Pronto, hora de começar a dar seus passos e oferecer seu melhor para o mundo. Afinal, há quanto tempo você não recebe um sorriso sincero de agradecimento em retorno a sua mais simples e melhor doação do seu tempo?

Entre em contato com nosso Whatsapp

(82) 99678-6061

ou ligue e fale com nosso presidente

(82) 99677-8319